quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Disfasia do Desenvolvimento

A disfasia é um transtorno do desenvolvimento caracterizado por falha na aquisição da linguagem decorrente de disfunções encefálica envolvendo circuitos relacionados à compreensão, desenvolvimento e programação da linguagem oral
Para que o diagnóstico de disfasia seja feito, é necessário preencher alguns critérios
▪Manifestações precoces
▪Ausência de componente degenerativo
▪O transtorno da linguagem não pode ser atribuído a outras condições, como déficit auditivo, retardo mental, autismo ou privação social
▪Na presença de qualquer situação associada, o transtorno de linguagem é maior do que o esperado
De modo geral, atraso da aquisição da linguagem oral tem sido identificado em 7% de crianças na idade escolar. Disfasia de grau variado pode ser observada em 0,5 a 2,0%.
Etiologia
A disfasia pode ser congênita ou adquirida em uma fase da infância que antecede a aquisição de linguagem oral. A etiologia é desconhecida na maioria dos casos. Influência genética pode ser observada em cerca de sessenta por cento dos casos. Entre parentes diretos de crianças disfásicas é possível encontrar casos de TDAH, discalculia, dislexia ou disfasia. Erros de migração neuronal, heterotopias corticais ou subcorticais, atraso da mielinização ou lesões isquêmicas por oclusão vascular são as principais causas.

Tipos de Disfasia

A falha no processo de decodificação fonológica com conseqüente comprometimento da habilidade de compreender o que ouve é decorrente de lesões ou disfunções envolvendo o lobo temporal. Essa situação é denominada disfasia de compreensão ou sensorial ou receptiva.
Por outro lado, lesões ou disfunções no lobo frontal no hemisfério dominante para linguagem determinam dificuldade no planejamento dos atos motores necessários para produção ou encadeamento fonológico. Essa situação é denominada disfasia expressiva ou motora.
Tratamento
O tratamento se baseia em intervenção social, abordagem fonoterápica e acompanhamento psicopedagógico ou psicológico de acordo com as demandas observadas. O passo inicial é orientar a família sobre a importância de permitir que a criança expresse seus atos comunicativos. Isso é muito difícil porque, na época do diagnóstico, os pais, em geral já assumiram o papel de mediador verbal, interpondo-se entra a criança e o mundo que a rodeia. Essa mudança de atitude é crucial para que outras estratégias sejam inseridas. As estratégias se baseiam em três aspectos: dar à criança oportunidade de se comunicar, estimular os sinais de intenção e desejo comunicativo e estimulá-la a adquirir um vocabulário receptivo que a permita avançar na compreensão da linguagem verbal. É importante reforçar que existem vários caminhos e o trajeto vai ser percorrido com tentativas de acertos e com erros. Isso vai nos permitir conduzir a criança para uma situação de comunicação mais efetiva.

4 comentários:

  1. Rita, a minha enteada acabou de completar 9 anos e ainda nao consegue falar direito. Troca fonemas ( ex. Deia = Deta), fala muito rapido e embolado sem permitir a nossa compreensão, não consegue nem escrever o seu próprio nome sozinha. Os pais já a levaram a vários médicos e nenhum conseguiu dar um diagnóstico. Foi feita um ressonância magnética e não deu nada. Ela não acompanha o colégio e isso é preocupante por não se saber como lidar. Como ajudar a minha enteada?? Obrigada! Andreia

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    Grata, Sarah Rodriguez

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